ACEITA o que é
AMA a vida
ELEVA a tua consciência
Programa de Coaching
Uma vida solitária é inviável, pois a dúvida invade-nos em múltiplas ocasiões e necessitamos de recorrer a alguém que nos faça ver as coisas com mais clareza.
– Hernández, 2003
A minha prática de coaching respeita o código de ética e as 11 competências da ICF – International Coach Federation – da qual sou membro e me encontro em processo de credenciação. Segundo este organismo, coaching é uma parceria com os clientes num processo criativo e desafiador do pensamento que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, o que é particularmente importante no ambiente incerto e complexo de hoje. Os coaches honram o cliente como o perito na sua vida e no seu trabalho e acreditam que cada cliente é criativo, tem recursos e é completo.
Assim, ‘é responsabilidade do coach: descobrir, esclarecer e alinhar com o que o cliente quer alcançar; incentivar a autodescoberta do cliente; promover soluções e estratégias geradas pelos clientes, e fazer com que o cliente seja responsável e responda pelos seus resultados’. (Isabel Andrade, 2016)
As 11 competências ICF:
- Princípios éticos e profissionais
- Contrato de coaching
- Confiança com o cliente
- Presença
- Escuta ativa
- Perguntas poderosas
- Comunicação direta
- Desenvolvimento da consciencialização
- Definição de planos de ação
- Planeamento e estabelecimento de objetivos
- Acompanhamento do progresso e autorresponsabilização
O coaching assenta num processo que apoia pessoas individuais ou em grupo a construírem mudança feliz, isto é, é um percurso de Transformação que acontece com o apoio de um profissional responsável e consciente (coach). Para isso, fazemos avaliação da situação presente do coachee (cliente que procura coaching) – ponto A, e ponderamos com ele a direção para onde quer ir – ponto B. Essa trajetória é feita tendo em conta o equilíbrio dos valores, crenças e objetivos do coachee.
Um programa de coaching respeita a individualidade de cada um, permitindo que a mudança se faça ao seu ritmo. Porém, estes processos só são úteis e benéficos para pessoas comprometidas com a sua realização e felicidade.
Coaching Educacional Parental
(com coaching transpessoal e mindfulness)
Os bons pais dão oportunidades, os pais brilhantes nunca desistem
– Augusto Cury
Benefícios /Resultados:
Melhoria da comunicação pessoal e interpessoal
Adoção de práticas de comunicação assertiva e empática
Autocontrole emocional/ autorregulação das emoções
Elevação da autoestima e autoconfiança
Sentido de autoridade democrática na parentalidade
Promoção de autonomia e responsabilidade no quotidiano
Diminuição dos focos de conflito
AGENDA A TUA SESSÃO GRATUITA
E AVALIA SE ESTE PROGRAMA É PARA TI.
Coaching de Vida
(com depth coaching-Jung)
Sou o mestre do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma
– William Ernest Henley
Benefícios / Resultados:
Clarificação dos valores e propósito de vida ou na parentalidade
Deteção das crenças limitadoras e sua transformação
Ativação de crenças potenciadoras alinhadas com os valores e objetivos
Uso diário de afirmações positivas
Autoconhecimento profundo de virtudes e limitações (luz/ sombra)
AGENDA A TUA SESSÃO GRATUITA
E AVALIA SE ESTE PROGRAMA É PARA TI.
Este processo marcou-me de tal forma que, após 1 ano de ter terminado, mantenho na minha secretária a minha frase motivacional e continuo a aplicar estratégias adquiridas durante o processo! Estamos todos mais tranquilos e felizes!
– Lembras-te da nossa 1ª sessão? Como estavas? Como te sentias?
Sim, lembro. Estava triste, desiludida com tudo o que me rodeava.
– Como estava a tua ação educativa?
Estava a explodir por tudo e por nada.
– Depois de iniciares o processo de coaching educacional/ familiar, o que mudou?
A minha tolerância ficou maior, aprendi a relativizar situações.
– Como te sentes atualmente?
Sinto-me muito bem, tranquila e feliz!
– Frequentarias outro processo para outra área ou até nesta? Porquê?
Sim. Porque encontrei ferramentas que estão ao nosso alcance para resolver as minhas dificuldades diárias.
– Se tivesses que explicar a alguém o que é trabalhar comigo, o que dirias?
A Andreia é uma pessoa motivada, assertiva e convicta naquilo que faz. Deposita confiança em nós para irmos mais além nos nossos desafios.
– Lembras-te da nossa 1ª sessão? Como estavas? Como te sentias?
Estava céptico quanto a este tipo de metodologia.
– Como estava a tua ação educativa?
Com falta de auto-confiança.
– Depois de iniciares o processo de coaching educacional/ falimiar, o que mudou?
O comportamento e a tolerância.
– Como te sentes atualmente?
Muito bem. Ficou criado o conforto e reforço emocional entre as pessoas envolvidas.
– Frequentarias outro processo para outra área ou até nesta? Porquê?
Sim, com certeza. É um processo de aprendizagem constante e muito flexível. É uma oportunidade para aumentar a autoconfiança, para que possamos atingir o nosso potencial máximo e alcançar as metas com que nos propusemos de forma objetiva.
– Se tivesses que explicar a alguém o que é trabalhar comigo, o que dirias?
Diria que é uma pessoa que nos auxiliou a descobrir os caminhos que podem levar-nos a um estado desejado. Como Coach nunca nos obrigou a tomar decisões, mas sim encontrar as melhores opções.
A época em que partilhei a minha Vida, dúvidas e anseios consigo foi muito especial e trouxe -me práticas e rituais que mantenho!
Valorizo muito o tempo que dediquei às nossas ‘conversas’ e ao que a sua estadia ‘comigo’ me trouxe.
Confesso que devia ter ido talvez mais longe, ter-me dedicado mais só a mim e não ter desejado abarcar logo o todo…mas era o que me fazia sentido na altura.
De momento, não posso dar continuidade ao ‘trabalho’ nos moldes em que o fiz, com o seu acompanhamento e ‘aconselhamento’…o que não significa que esteja parada.
Continuo as minhas leituras, as minhas buscas e as minhas experiências…
Agradeço de coração a simplicidade com que me fez Acreditar que já andava com as perguntas disponíveis, que já fazia ideia do que procurava, que tinha um conjunto de conhecimentos já adquiridos guardados mas, acima de tudo, agradeço ter feito com que conseguisse passar coisas para a realidade do dia a dia e tornar algumas delas em hábito.
O meu caminho ainda será muito longo e, lento, mas pouco importa, porque é o Meu! E, para completar, sinto-me cada dia mais leve, mais disposta e mais Feliz 😀
Será muito difícil resumir em poucas palavras como está a ser este processo!
A procura do coaching surgiu de uma necessidade profunda de mudar! No momento a necessidade era grande mas pouco definida e clara, sentia que tinha de mudar algo para mudar a minha vida!
Mas essencialmente começou pela relação de empatia com a Andreia!
A partir desse ponto, a decisão foi de iniciarmos um trabalho sério em que a partilha é honesta, livre de julgamentos e sempre na busca de um visão construtiva, qualquer que seja o nosso objectivo naquele momento.
Neste momento, os resultados do nosso trabalho já são parte da minha vida!
Hoje a minha relação com a vida é melhor, a minha relação com os outros é melhor!
Vivo mais atento, mais consciente e orientado para aquilo que procuro…
Grato por tudo, Andreia!
Antes de frequentar este processo, era frequente sentir dúvidas, incertezas e inseguranças nas tomadas de decisão do dia-a-dia e no modo de encarar desafios. Consegui resolver estes problemas com a frequência regular de sessões de Coaching (frequentei durante dois anos), que me ajudaram a traçar novas metas, tomadas de consciência mais positivas e mais assertivas, num processo de autoconhecimento, assim como nas diferentes tarefas de “trabalhos para crescer”(TPC). Depois desta ação, consegui ser uma pessoa mais consciente, mais positiva e mais assertiva, com novas práticas educativas, envolvendo mais ativamente os alunos e com menos absentismo… Notaram-se melhorias no relacionamento com a família e com amigos, através de relações mais próximas e profundas.
Trabalhar com a Andreia permitiu este caminho de autoconhecimento e mudança de atitudes, o estabelecimento de práticas meditativas e reflexivas…Obrigada! Bjs
Decidi iniciar um processo de coaching com o objectivo de fazer um reconhecimento do “meu eu” no sentido de esclarecer as minhas prioridades e de me ajudar a tomar algumas decisões.
Este processo implica uma viagem ao nosso interior, reconhecer as nossas mais-valias, as nossas dificuldades e limitações, num processo de mudança e melhoria continua.
Na fase em que me encontro, sou uma pessoa com um maior conhecimento de mim própria, atenta às sensações vividas e sentidas diariamente.
O desafio atual é saber lidar com essas sensações de uma forma positiva e assertiva.
Para este processo a Andreia foi essencial, com a sua calma e sabedoria ajudou-me a escolher o meu caminho e a tomar as minhas decisões, mas acima de tudo fez-me pensar e ponderar no sentido desta minha “viagem”.