ACEITA o que é
AMA a vida
ELEVA a tua consciência

7 PASSOS TRANSFORMADORES PARA UM RELAÇÃO POSITIVA COM O TEU ADOLESCENTE

7 PASSOS TRANSFORMADORES PARA UMA RELAÇÃO POSITIVA COM O TEU ADOLESCENTE

12 Semanas para Transformares a Relação com o Teu Adolescente

Se quiseres crescimento e união nos teus relacionamentos, não tentes mudar os outros e muda sim a tua forma de ver as coisas. 

– Bob Mandel

 

 ‘Embora possamos não apoiar determinado comportamento, devemos sempre, inequívoca e incondicionalmente, apoiar o direito de os nossos filhos serem quem são no seu âmago. Aceitarmos os nossos filhos permite-nos criá-los sem juízos de valor, lidar com eles a partir de um estado neutro. Reagirmos a eles como precisam que lhes reajam, em vez de uma maneira reflexa dos nossos próprios condicionamentos passados, exige uma rendição inequívoca à sabedoria de serem quem são, de quem ainda vão ser, e do que nos podem ensinar sobre nós próprios nesse processo.’ (Shefali Tsabary, 2015).

Esta é a primeira etapa do processo. Aceitar é o 1º passo no meu sistema que vai apoiar-te a fazer outra trajetória, rumo a uma vida familiar mais harmoniosa e feliz. E nada há de passividade nesta aceitação.

O meu sistema em 3 passos que garante resultados, no tempo previsto, pois vou acompanhar-te de forma próxima e regular com:

AMA – Aceitação

          – Mentalização

          – Amor em ação

Este programa está orientado para garantir resultados desde que estejas comprometido com ele e cumpras com os TPC – tempo para crescer/ criar – que vão sendo sugeridos semanalmente. ´

É um programa que visa dar atenção às particularidades de cada família, respeitando a sua dinâmica própria, apoiando na avaliação de valores, crenças e objetivos pretendidos.

As famílias vão sendo desafiadas em diferentes contextos, em especial na gestão educativa que acontece com os filhos naturais/ biológicos e os que não o são, aliado a novas dinâmicas familiares em que se juntam filhos de anteriores relações.

Neste programa vamos usar de práticas do coaching educacional, da educação transpessoal, do mindfulness, do storytelling e da meditação, entre outras.

Dirigido a pais ou cuidadores de jovens – pré adolescentes, adolescentes ou jovens adultos;

12 Semanas para transformares a relação com o teu adolescente

Benefícios / Resultados:

Melhoria da comunicação pessoal e interpessoal

– adoção de práticas de comunicação assertiva e empática

– autocontrole emocional/ autorregulação das emoções

– elevação da autoestima e autoconfiança

– sentido de autoridade democrática na parentalidade

– promoção de autonomia e responsabilidade no quotidiano;

– diminuição dos focos de conflito

Em primeiro lugar, gostaria de mencionar como me sentia antes da primeira sessão. Há momentos na vida em que achamos que somos os únicos pais a ter os maiores problemas, e os mais difíceis, com os nossos filhos que são ainda crianças ou já adolescentes, quando verificamos que o nosso filho não está a seguir aquilo que sempre tentámos ensinar e incutir ao longo dos anos, os melhores e os maiores princípios básicos de uma educação dita “saudável” e a mais correta, dentro dos parâmetros da nossa educação e do que supostamente é correto moralmente e socialmente.

Perante tudo isto, e já numa situação de “desespero total”,  aliado a outras situações familiares menos positivas que ocorriam em paralelo, eu e o pai chegámos à conclusão que iríamos aceitar a sugestão da directora, ou seja, pedir ajuda à coach Andreia Carvalho.

Abençoado dia!…Dia 10 de Junho de 2015.

Desde então, tudo se tem vindo a modificar a vários níveis.

E por incrível que pareça, eu, desde o início, pensei que a ajuda seria exclusivamente para o nosso filho, onde nós pais apenas seguiríamos a orientação da Andreia, com algumas atitudes, palavras, etc.,  recomendadas por ela. Mas, afinal, as sessões com a Andreia têm sido uma grande ajuda para mim própria, essencialmente.

E sinto-me muito agradecida!…

De sessão para sessão, eu e o pai fomos confrontados com determinadas perguntas e determinadas “chamadas de atenção” para palavras  e atitudes que era hábito termos e que, inconscientemente, estávamos a “influenciar” determinados comportamentos do nosso filho.

Penso que todos nós, pais, quando falamos ou agimos, é sempre no intuito de ajudar os nossos filhos; no entanto, tenho vindo a aperceber-me que, às vezes, “pequeninas coisas”, como diz a Andreia, fazem a “diferença” e fazem com que, pouco a pouco, vá havendo mudança em nós e nos filhos!…

A Andreia, para mim, tem sido uma das pessoas que me tem ajudado a “crescer”, com toda a sua ajuda, sabedoria e partilha de experiências dela própria como mãe e como coach. Tem-me ajudado a ser mais confiante, mais decidida e mais firme, comigo própria e com o meu filho… É verdade!

A Andreia Carvalho também “ensinou-me” que, em primeiro lugar, somos nós que temos de mudar e reconhecer o que fazemos e dizemos diariamente, consciente e inconscientemente… Só assim é que “evoluímos” e depois poderemos” agir” e “exigir” com o adolescente que temos em casa.

Sim, porque nós, pais, somos “os espelhos” para eles, e eles são umas “autênticas esponjas”… Absorvem toda a nossa informação, atitudes, acções, mesmo até quando nós achamos que eles estão “distraídos”…

Aprendi também nas sessões de coaching outra coisa muito importante que gostaria de partilhar com todos os pais, que também encontram ou até têm os mesmos problemas, “desafios”, como diz a Andreia… (“desafios é menos pesado e menos negativo”) com o adolescente em casa… Aprendi que “Cada um segue o seu caminho, ao seu ritmo e ao no seu timing”.

Nós, pais, temos que  “encontrarmo-nos” primeiro e seguir o nosso caminho, e deixar os nossos filhos seguirem o deles, mas estando sempre atentos, amando-os, observando-os, ouvindo-os, respeitando sempre o “seu espaço” e percebê-los na sua essência.

Também  aprendi que é bom muitas vezes, “nós, pais”, colocarmo-nos no “mundo deles” (no mundo das crianças/adolescentes) e fazermos uma introspecção do que gostaríamos que fizessem connosco ou falassem… Afinal, não nos esqueçamos que também já tivemos a idade deles, que já fomos crianças e adolescentes…

Usando novamente as palavras da Andreia, e agora minhas também, “Não é fácil a mudança, mas é possível”!!!

Pouco a pouco, tenho procurado pôr em prática tudo aquilo que tenho estado a aprender neste processo educacional/parental, e agora tenho a certeza que o ponto fulcral nas relações é sem dúvida a comunicação!

Palavras como “tu nunca…”, “tu não…”, “tu sempre…” são palavras a serem evitadas e começo a ver resultados não só com o meu filho, como com todas as pessoas ao meu redor.

Em suma, ao longo deste processo de partilha, de aprendizagem constante, sinto que houve mudança a vários níveis e quero continuar este processo e recomendo-o a todos os pais. Com o passar do tempo, tenho notado a dedicação e entrega total da Andreia em melhorar e  reforçar o meu “Eu”, não só durante as sessões, como no enviar de emails compartilhando a sua própria experiência de vida.

Muita coisa ainda fica por dizer, mas espero que este meu testemunho seja um incentivo para outros pais que queiram criar uma maior ligação com eles próprios e os seus filhos.

Bem Haja, Andreia! Obrigada pelo seu empenho, pelo seu trabalho, pela sua partilha e pelo seu carinho.

 

 

 

Iolanda Campos - Mãe do Rafael

Esteticista / Cosmetologista

Convido-te a agendares a tua sessão de planeamento gratuita e decidires se este programa faz sentido para ti.

7 PASSOS TRANSFORMADORES PARA UM RELAÇÃO POSITIVA COM O TEU ADOLESCENTE

7 PASSOS TRANSFORMADORES PARA UMA RELAÇÃO POSITIVA COM O TEU ADOLESCENTE