Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-consent domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/andreiac/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-super-cache-clear-cache-menu domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/andreiac/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Liberta-te da necessidade de aprovação - Andreia Carvalho

Mais do que aprovar, há que reconhecer quem somos e quem é o outro. E na parentalidade, esta questão coloca-se de forma clara entre o uso do julgamento – aprovação ou não- ou o não julgamento – reconhecimento.

Quando reconheço, apenas constato pensamentos, palavras e ações, sem classificar se é bom ou mau, se é lindo ou feio… Limito-me, de forma consciente, a observar o que é, libertando-me e aos nossos filhos de aprovação, respeitando a manifestação de cada um, a experiência que acontece nesse momento. Este processo apoia relações livres, felizes e de harmonia, pois não espero a avaliação do outro, a sua aprovação para me amar e acreditar em mim.

Aqui compreendemos melhor o valor da auto estima saudável. Esta deve ter raízes sólidas, resultado de uma educação consciente e holística (do todo do indivíduo) que respeita os ritmos e potencial de cada um. A pressão e preocupação atenuam-se ou desaparecem gradualmente, uma vez que aceitamos o que é, começando em nós e na nossa família. Deixamos de projetar no outro o que queremos para ele para aceitar o seu caminho de crescimento.

Desafio: Escuta o teu filho, observa-o e confia na forma como vai explorando o mundo que o rodeia. A ti cabe o papel de te manteres em atenção plena, cuidando das margens de segurança de acordo com as etapas de desenvolvimento específicas. E isto não implica protegê-lo, mas observar e manter os limites que também vão sendo experimentados por ele.

A transição do elogio ao ter e fazer para se centrar no Ser, vivendo mais o reconhecimento do ser e o seu empenho, do  que o elogio superficial ao ter (talento, objetos bonitos ou da moda…) ou a fazer resultado de foco em prémios, recompensas ou intenções pouco claras.

Claro que continua a ser legítimo querer coisas, fazer percursos, conquistas, mas sem promovermos que dos nossos resultados daí resulta o nosso valor, a nossa autoestima. O reconhecimento de mim e do meu valor não pode estar condicionado ao que tenho e faço.

Reconhece-te e depois reconhece o teu filho, cada um na sua individualidade.

 

Abraço – namasté (reconheço a luz em ti)

Andreia Carvalho – a tua coach educacional

Share This